domingo, 17 de abril de 2016

Aula 2 - Língua Portuguesa - Texto literário e texto não-literário

 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO AREAL
LÍNGUA PORTUGUESA
AULA 2

TEXTO LITERÁRIO E TEXTO NÃO-LITERÁRIO

         Dependendo da forma como a língua é utilizada, a comunicação pode acontecer de maneira mais ou menos direta. É mais direta quando as palavras são empregadas em seu sentido imediato, concreto, real e mais conhecido pela comunidade da qual o falante faz parte. E menos direta quando as palavras são organizadas de tal modo que se pode extrair delas e de sua composição um sentido novo, resultado do contexto, da realidade artística ou da percepção do falante.
         Quando nossa intenção é empregar as palavras em seu sentido mais imediato, concreto e literal, temos o sentido denotativo. Quando nossos textos buscam apresentar uma multiplicidade de sentidos, empregando a língua de forma menos usual, usando o exercício da imaginação, atribuindo novos significados à realidade, temos o uso conotativo da linguagem.
         Os textos cujas palavras, em sua maioria, são denotativas, são chamados de textos não-literários. Já, aqueles em que a intenção é despertar a imaginação e apresentar uma multiplicidade de sentidos, são chamados de textos literários.



Observe o texto abaixo

Poema tirado de uma notícia de jornal
 

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

Manuel Bandeira


1. O que sugere a palavra “Gostoso” como sobrenome do personagem?

2. Qual era a ocupação do personagem? Qual a diferença entre trabalhar numa feira e trabalhar numa feira livre?

3. Historicamente, Babilônia foi uma cidade muito importante do mundo antigo, chegando a ser um dos impérios mais importantes da sua época. A bíblia traz registro de seu nascimento com o mito da Torre de Babel, cujo objetivo era alcançar a morada de Deus. No lugar da torre, cresceu uma cidade que depois recebeu o nome de Babilônia, seu rei mais famoso foi Nabucodonosor no século IV a. C, ela foi assediada pelos assírios, pelos arcadianos, pelos persas e por fim pelos gregos, sendo sede do poder de Alexandre, o Grande, sendo finalmente dizimada pelos romanos, mas ainda hoje, quando se pensa na palavra “Babilônia”, se pensa em riqueza, grandeza e poder. Que ironia encontramos na afirmação de que João morava no morro da Babilônia?

4. Que significado tem informar que João morava num “barracão” e não numa casa?

5. Do ponto de vista social, o que significa morar num lugar sem número?

6. A palavra “noite” pode ser entendida tanto de forma denotativa, quanto conotativa. Que significado sugere essa palavra conotativamente?

7. O Bar que João freqüentava representa importante data na história da opressão no Brasil. Qual o significado de 20 de novembro?

8. Que diferença pode haver na comunicação das seguintes ideias:
 1 – ideia:
(João) bebeu, cantou e dançou.
2 – Ideia
(João) bebeu
           Cantou
           Dançou

9. O poema informa que João se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Com 9,5 km de contorno, a Lagoa Rodrigo de Freitas está ligada ao mar pelo canal do Jardim de Alá, que separa o Leblon de Ipanema. Suas águas são o local preferido dos remadores. Por esse motivo, a lagoa é rodeada por clubes tradicionais do remo, como Flamengo e Vasco (sede náutica), e outros de lazer, como Caiçaras e Piraquê.
Às margens da lagoa, o público encontra ciclovia, pista de cooper, playground, quadras esportivas e um pequeno centro gastronômico com quiosques que oferecem de comida italiana à japonesa, além de música ao vivo à noite. Anexo está o Parque da Catacumba, que expõe ao ar livre 30 esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros.
Desde 1995, a Lagoa Rodrigo de Freitas conta com o Parque Tom Jobim, que reúne áreas de lazer, esportes, gastronomia, entre outros. O espaço é tão democrático que abriga até o ParCão, um parque dedicado apenas ao caninos.

A Lagoa Rodrigo de Freitas tem um significado cultural, social, econômico e histórico. Desvende esses significados?

10. Tendo em vista a vida do João e o local de sua morte, por que motivo você considera que João foi dar fim a própria vida, justamente na Lagoa Rodrigo de Freitas?

11. A partir dos conceitos de texto literário e texto não-literário, como você classifica o texto de Manuel Bandeira? Defenda sua classificação.

12. Retire o caráter conotativo do poema de Manuel Bandeira, transformando-o num texto denotativo.
    ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO AREAL
LÍNGUA PORTUGUESA
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Quando nos comunicamos com alguém, transmitimos ao nosso interlocutor uma determinada mensagem (ideia), que, sob a forma de um código (por exemplo: língua portuguesa), é levada até ele por meio de um canal ou veículo de comunicação.
Um ato de comunicação se realiza, portanto, pela articulação de cinco elementos básicos. Veja no quadro:
Elemento do ato de comunicação
Papel no ato de comunicação
Emissor
Ator da comunicação
Receptor
Expectador da comunicação
Mensagem
Conteúdo da comunicação
Código
Sistema usado para compor a mensagem
Canal
Ar, papel, tv, internet, etc.

Em nossas relações na sociedade, utilizamos a linguagem para as mais diferentes finalidades. Nós a usamos, por exemplo, para transmitir/receber informações, construir representações mentais do mundo, convencer outras pessoas, expressar nossos sentimentos, estabelecer/manter relações sociais, etc. Dizemos, por isso, que a linguagem tem diferentes funções.
As funções da linguagem subdividem-se em seis tipos, dependendo do elemento de comunicação no qual a mensagem está predominantemente centrada.
Vamos, então, conhecer essas funções, suas características e suas finalidades.
Função Referencial
A função referencial ou informativa tem como foco o próprio conteúdo da mensagem, é a função que predomina nos noticiários de TV, rádio ou internet, nos jornais impressos, nas revistas de informação, nos textos técnicos, contratos, relatórios, etc.
Função Apelativa (Conativa)
Nessa função o receptor da mensagem é o foco central da mensagem, buscando influenciar seu comportamento, sonhos e desejos. É muito utilizada em anúncios publicitários, placas de aviso, textos de horóscopo, etc.




  
Função emotiva (Expressiva)
É uma mensagem centrada no próprio emissor, com a finalidade de evidenciar seus sentimentos e emoções.
Função Metalinguística
A linguagem tem seu foco no próprio código linguístico, isto é, na própria linguagem. São as mensagens que tentam explicar o significado de uma palavra, ou seu sistema, seu modo de produção.
Função Poética
A linguagem é focada na mensagem e há uma preocupação com a combinação das palavras tendo em vista sua sonoridade, seu ritmo e a produção de rimas. Está presente nos slogans publicitários, ditados, cantigas, trava-línguas, poesias, música e em textos em prosa em que se percebe claramente um trabalho poético com a linguagem.
Função fática
A linguagem é centrada no canal (meio em que se estabelece a comunicação), evidencia-se quando a linguagem serve para iniciar, manter, retomar ou concluir o ato de comunicação. Palavras e expressões como: “alô!”, “oi”, “tudo bem?”, “certo”, “né”, “tá” “ligado?” “E aí?”, “tchau”, caracterizam essa função da linguagem.

Exercício sobre níveis e funções da linguagem
1.      Um ato de comunicação se realiza com mais eficiência quando o emissor – aquele que fala ou escreve – é capaz de adequar sua linguagem ao contexto.
Em cada um dos itens abaixo, identifique qual das formas de expressão é mais adequada à situação de comunicação descrita.

a)      Em uma loja, um vendedor conversa com uma cliente, que tenta conseguir um desconto:
2. Desculpe, senhora, mas o preço é esse mesmo. Se eu der um desconto não autorizado, o gerente vai me advertir e eu posso até ser demitido.
1.       Ó, dona... Não dá... O preço é esse mesmo... Se eu quebrar o seu galho e maneirar no preço, o gerente vai virar bicho e aí ele pode me ferrar legal.






b)      Em uma sala de aula, um aluno pede que um colega lhe empreste uma caneta:
1.       Por obséquio, poderias fazer a fineza de emprestar-me a tua caneta? Devolvê-la-ei assim que a desocupar.
2. Por favor, me empresta aí a tua caneta. É rapidinho; te devolvo, já, já.




c)      Em uma solenidade de formatura, um orador faz um discurso:
1.       É indescritível minha satisfação ao ver esses jovens atingindo uma meta pela qual despenderam tantos esforços e incontáveis horas de dedicação aos estudos.
2. Tô feliz demais em ver essa moçada faturando um diploma, depois de ter ralado tanto e ficado com o nariz enfiado nos livros tanto tempo que nem dá pra dizer direito.






d)     
3. Penso ser necessário ter disposição para o trabalho, dedicar-se bastante, buscar soluções para os eventuais problemas e ser ético, leal em relação aos colegas de trabalho.
2. Conjecturo que se faz mister laborar com afinco, sobrepujar as vicissitudes e não utilizar subterfúgios antiéticos prejudiciais aos colegas de trabalho
Um rapaz respondendo, por escrito, à seguinte pergunta num processo de seleção de emprego: O que você acha necessário para progredir profissionalmente em nossa empresa, caso seja contratado:
1.       O jeito é pegar firme, dar o sangue, encarar de frente os problemas; tem também que jogar limpo, sem sacanear os colegas de trabalho.
                                          
   



                

Leia os três textos abaixo:
Lua de São Jorge
Lua deslumbrante
Azul verdejante
             Calda de Pavão
           Lua de São Jorge
Cheia, branca, inteira
 Oh, minha bandeira
Solta na amplidão
Lua de São Jorge
Lua brasileira
Lua do meu coração
VELOSO, Caetano. Lua de São Jorge. Universal music, 1979.






Texto 2.
A lua, satélite natural da Terra, tem um diâmetro de 3476 Km. Segundo dados colhidos pelas espaçonaves Apolo, sua crosta é formada por várias camadas, com cerca de 60 Km de espessura; de um manto com cerca de 1000 Km de espessura e de um núcleo com cerca de 700 Km de raio, contendo grande quantidade de ferro.

GRANDE Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Nova Cultural, 1988. V. 15. 3666.


Lua S.f. 1. (inic, maiúsc.) Satélite da Terra. 2. ( P. ext) satélite de qualquer outro planeta. 3. O espaço de um mês lunar. [...]

KURY, Adriano da Gama. Minidicionário Gama Kury de língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2001, p. 475.

Texto 3.
a)      Qual é o ponto em comum entre os três textos?
b)      As funções da linguagem por meio das quais esses três textos foram produzidos coincidem ou são diferentes? Justifique.

Os trechos abaixo, foram retirados de diversas mídias, analise-as e responda as questões.

Trecho 1
No Recife, integrantes de movimentos sociais se reuniram no centro e seguiram em caminhada pela avenida Conde de Boa Vista, uma das principais da cidade. Bonecos representaram a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Para os organizadores, 90 mil participaram. Segundo a PM foram seis mil.
www.globo.com/manisfestações

1.      Ao descrever as pessoas presentes na manifestação como “integrantes de movimentos sociais”, que ideia se estabelece sobre os manifestantes?


2.      Você considera que essa notícia se resume a narrar os fatos acontecidos? Explique:

3.      Que função predomina na construção desta notícia? Explique.

Trecho 2
O que são “Pedaladas Fiscais?”
São manobras contábeis que, segundo a oposição, teriam como objetivo melhorar o resultado das contas públicas - ou seja, ajudar o governo a fazer parecer que haveria um equilíbrio maior entre seus gastos e suas despesas.
No caso, o governo Dilma é acusado de atrasar o repasse de recursos para benefícios sociais e subsídios pagos por meio da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do BNDES para passar a impressão de que as contas públicas estariam melhor do que realmente estavam.
Teriam sido "segurados" um total de R$ 40 bilhões do seguro-desemprego, programa Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, Programa de Sustentação do Investimento (PSI) e crédito agrícola, segundo o TCU.
Como os desembolsos não foram efetuados, as contas do governo pareceram temporariamente mais equilibradas.
A questão é que não houve atrasos no pagamento desses bilhões de reais em benefícios e subsídios para seus beneficiários, porque os bancos públicos cobriram esse valor - cobrando juros do governo pelo uso de tais recursos.
Tais manobras, segundo o TCU, configurariam operações de financiamento, ou "empréstimos" desses bancos para o Tesouro, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000 - embora haja quem refute essa tese.
Na visão da oposição, 'pedaladas' não poderiam ter ocorrido sem consentimento de Dilma.

a)    O texto jornalístico se dispõe a explicar o que são “pedaladas fiscais”, no entanto, o significado do termo é dado “segundo a oposição”. O que podemos supor do conceito de pedaladas fiscais nesse contexto? O conceito será contra ou a favor do governo?

b)    O que você pensa do fato de a definição de um conceito ser dada a partir de um ponto de vista?

c)    Releia a notícia e estabeleça um conceito para “pedaladas fiscais”.

d)    Levando em conta o conceito da função referencial e da função apelativa, em qual das funções você encaixaria esse texto?

e)    Se o termo “pedaladas fiscais” tivesse sido conceituado da seguinte forma:

“No futebol, pedalar significa passar o pé por sobre a bola, com o objetivo de enganar seu marcador. No caso do governo Dilma, o marcador era a fiscalização de suas contas, que foi driblado pelas pedaladas.”

Que função da linguagem teria sido usada para construir esse conceito?


Observe o texto abaixo retirado do site pragmatismopolitico.com
a)    Retire do texto marcas do registro informal de linguagem.

b)    O texto apresenta um excesso do uso de exclamações. Retire uma dessas frases e justifique o uso da exclamação.

c)    Que função de linguagem foi usada na construção dessa fala. Justifique.

Observe o texto abaixo, retirado do Jornal Folha de São Paulo:
Os Dez Mandamentos volta com rebeldia
Gabriela Sá Carneiro – Enviada especial ao Rio de   Janeiro

Mais do que mar e terra, “Os Dez Mandamentos” abriu de vez um filão no país: o entretenimento religioso que, apesar de essencialmente evangélico, consegue dialogar com outras fés cristãs.
A novela foi a maior audiência da história da dramaturgia da Record. A emissora correu para lançar, em janeiro, uma versão editada nos cinemas.
Há quem atribua o sucesso da novela ao escapismo da trama, distante da crise política e econômica – diferente da Regra do Jogo, folhetim da Rede Globo.
Segundo Vivian de Oliveira, escritora da novela, não há nada de escapismo: “As pessoas estão desacreditadas. Ver um povo escravo derrotar o opressor nos faz pensar que podemos construir uma nação livre, decente.” (texto adaptado)
A jornalista Gabriela Sá Carneiro viajou a convite da Record.

1.    Observe a caracterização que o Jornal dá a repórter: enviada especial ao Rio de Janeiro e depois em letras miúdas avisa que a viagem da enviada foi um convite da Record. O que se pode supor a partir dessas informações?
.

2.    Ao informar que: a novela é um entretenimento essencialmente evangélico, mas dialoga com outras fés, que intenção se pode atribuir a essa afirmação?


3.    Ao afirmar que ao contrário da Rede Globo, a Record se distancia da crise política e econômica do país e que isso é a maior atração para o público, o que se pode supor sobre o interesse do público da novela?

4.    Segundo o texto, o povo oprimido derrota o opressor, construindo uma nação livre e decente. Como essa nação é construída, se não há referência nem a economia e nem a política?
5.    Que função você considera que foi utilizada pela repórter para construir seu texto? Explique.

A música abaixo, foi gravada por Cazuza, no final dos anos 80. O artista fazia parte da geração que havia lutado por vários ideais: a queda da ditadura, a liberação sexual e a liberdade artística. Mas em 87, quando a música foi lançada, o cantor tinha descoberto que morreria de Aids e um estado de decepção com suas crenças se instalava: a democracia não trouxera a igualdade que se esperava, os burgueses continuavam no poder, e o artista percebia que ele mesmo, quisera tanto construir algo diferente, mas no final sucumbira ao seu mundinho de elite vazia e perdida.

1.       O poeta faz um trocadilho nos versos: “Meu partido é um coração partido”. Que sentimento se traduz pela questão política do país, nesses versos?
2.       O eu-lírico demonstra a mudança de percepção de si mesmo ao afirmar:
“Eu nem acredito que aquele garoto que ia mudar o mundo, frequenta agora as festas do “Grand Monde”. Sabendo que “Grand Monde” era um clube de ricos e famosos cariocas, em que consiste a decepção consigo mesmo?
3.       No verso: “Meu prazer agora é risco de vida, meu sex and drugs não tem nenhum rock´n´roll”, a que situação pessoal o artista se refere e que sentimento esses versos traduzem?
4.       Que ligação há entre a afirmação de que se paga analista para se esquecer quem é e o fato de que ele é um observador em cima do muro?
5.       Por que é tão importante para o poeta possuir uma ideologia?
6.       Que função da linguagem foi usada para compor a canção?


Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Frequenta agora as festas do "Grand Monde"

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar a conta do analista
Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro

Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO AREAL
LÍNGUA PORTUGUESA
FIGURAS DE LINGUAGEM

Segundo Mauro Ferreira, a importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os textos literários, deixa-nos mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.
 Definição: Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem.
A seguir, estudaremos as figuras cujos sentidos estão centrados no sentido contextual, ou seja, no sentido que as palavras, expressões e frases adquirem quando participam da constituição dos textos:
·        Comparação – Os homens são como percevejos.
·        Metáfora – O circo era um balão aceso.
·        Metonímia – O estádio vaiava o juiz da partida.
·        Antítese – Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado.
·        Eufemismo – Acho que meu filho não atingiu o índice de aproveitamento de meninos da sua idade.
·        Personificação – As árvores dançam ao vento
·        Hipérbole – Estou com tanta fome que comeria um cavalo.
·        Ironia – Moça linda, bem tratada, três séculos de família, burra como uma porta: um amor!

EXERCÍCIOS
1.      Leia o trecho do conto “Minha gente”, de Guimarães Rosa.
Pelo rego desciam bolas de lã, sulfurina: eram os patinhos novos, que decerto tinham matado o tempo, dentro dos ovos, estudando a teoria da natação. E, no pátio, um turbilhão de asas e bicos revoluteava e se embaralhava, rodeando a preta, que jogava os últimos punhados de milho...
ROSA, João Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2006. p. 217.
Para intensificar a expressividade da cena descrita, o autor faz uso de vários recursos da linguagem figurada. Releia o texto e responda:
a)      Ao se referir aos patinhos novos como “bolas de lã”, o autor sugere a existência de aspectos comuns aos patinhos e às bolas de lã. Explicite esses aspectos e dê o nome da figura de linguagem empregada nesse caso.
b)      O autor utiliza as palavras “asas” e “bicos” em lugar de “aves”. Explique por que a troca foi possível e classifique essa figura de linguagem.
c)      O autor emprega uma personificação. Transcreva o trecho em que ela ocorre e explique-a no contexto do fragmento.
d)      No texto ocorre uma hipérbole. Transcreva-a e justifique sua resposta.
2.      Um recurso bastante explorado em tirinhas de humo consiste em um dos personagens utilizar a linguagem em sentido figurado e o outro interpretar literalmente a fala de seu interlocutor ou vice-versa. É isso que acontece nesse diálogo entre Hagar e seu inseparável amigo Eddie.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdyekrQWdsMYB7F9quSwZl4-X2M0zU9TLNBs22M5RNjRGmfI3kkW-Xj-fU2l39F3Yy5sEjJtvvLkYTGDsPDKhYANlw9cWiv78vj7ie6UjxkbYEbwGqrdY5bNqyU8z24CqespNmHn41Ut0/s1600/digitalizar0007.jpg
O humor da tirinha decorre do seguinte fato:
a)      Hagar se expressa por meio de uma metáfora, que Eddie interpreta literalmente.
b)      Hagar emprega a linguagem no sentido denotativo, literal, e Eddie interpreta a fala do amigo como um exagero, ou seja, como uma hipérbole.
c)      Hagar, para suavizar a ideia de morte, utiliza um eufemismo, mas Eddie, interpreta literalmente a fala do amigo.
d)      Hagar, para impressionar Eddie, faz uso de uma hipérbole, mas o amigo a interpreta como uma antítese.
e)      Hagar faz uso de um eufemismo, mas Eddie interpreta a fala do amigo como uma ironia.
3.      Leia o trecho a seguir, do escritor Eça de Queiros, em que o ambiente natural de uma serra é descrito:
[...] Por toda parte a água sussurrante, água fecundante... Espertos regatinhos fugiam, rindo com os seixos, de entre as patas da água e do burro; grossos ribeirinhos açodados saltavam com fragor de pedra em pedra; fios direitos e luzidios como cordas de prata vibravam e faiscavam das alturas aos barrancos; e muita fonte, posta à beira das veredas, jorrava por uma bica, beneficamente, à espera dos homens e dos gados... [...]
QUEIROZ, Eça de. A cidade e as serras. São Paulo: Hedra, 2006. p. 183.
a)      Que figura de linguagem é bastante evidente nesse trecho? Explique:
b)      Comente o efeito expressivo que o autor obtém ao empregar esse recurso estilístico para descrever o ambiente da serra.
4.      Leia estes versos do poeta Ferreira Gullar:
No horizonte gorjeiam
Esta manhã as metralhadoras
Da tirania que chega
Para nos matar

GULLAR, Ferreira. Dois poemas chilenos. In: Na vertigem do dia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. p. 75.

Relativamente aos recursos expressivos desse trecho, identifique a afirmação incorreta.
a)       Como “gorjear” significa “cantar harmoniosamente” e é um verbo usualmente empregado em relação ao canto dos pássaros, conclui-se que, nesses versos, gorjeiam” tem sentido conotativo.
b)       Nos dois primeiros versos, identifica-se uma personificação, figura que consiste, nesse caso, em atribuir a seres inanimados a capacidade de “gorjear”.
c)       A Inusitada relação estabelecida entre as palavras “metralhadoras” e “gorjeiam” cria um efeito de ironia.
d)       A palavra “tirania”, que nomeia uma ação ou modo de governar, foi empregada em lugar de “tirano” (governante cruel, impiedoso). Essa substituição entre palavras de sentidos contíguos (próximos) constitui um exemplo de metonímia.
e)       As palavras “gorjeiam” e “matar” têm sentidos opostos e criam, nesse contexto, uma antítese.





 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO AREAL
LÍNGUA PORTUGUESA
ACENTUAÇÃO GRÁFICA

As regras da acentuação gráfica foram estabelecidas em 1943 e passaram por algumas pequenas alterações em 1971. Depois em 1990, o acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado pelos países que têm o português como idioma oficial, introduziu algumas modificações, fixando, assim, as regras atualmente em vigor
Para fins de estudos dividiremos este conteúdo em dois grupos:
1º Grupo – Regras Gerais
2º Grupo – Regras complementares
REGRAS GERAIS
·         Monossílabo tônico
Acentuam as palavras monossílabas se forem tônicas e terminadas em a, e, o.
Ex: chá, fé, nó.

·         Palavras Oxítonas
São acentuadas as oxítonas terminadas em a, e, o, em ou ens.
Ex: sofá, convés, cipó, Belém, parabéns.

·         Palavras Paroxítonas
São acentuadas as paroxítonas teminas em l, n, r, us, ã(s), i (s), u(s), x, ão (s),  um/uns e ditongos orais crescentes.
Ex: louvável, hífen, repórter,órfã, táxi, bônus, tórax, sótão, álbum, área.

Ditongo – duas vogais na mesma sílaba

A   e   i   o   u I

Pá pé pipi pó pulo
Pai
A – vogal
I – semi-vogal

Pia
I – semivogal
A – vogal

Peixe
Pei – xe
E – vogal
I – semivogal

Pou –co
O – vogal
U – semivogal

Vogal + semivogal
+                 _    =  ditongo decrescente

Semivogal + vogal
-                      + = ditongo crescente

·         Palavras Proparoxítonas
Todas as proparoxítonas são acentuadas.

EXERCÍCIO
1.       Nas palavras abaixo faça uma coluna com as oxítonas e outra com as paroxítonas e acentue-as se necessário:
Jaburu – vírus – fícus- tônus- Venus
Sacis- biquínis- oásis- ianomâmis- caqui
Carijo- novato – espelho- coco- câmara
Barril- volátil- reciclável- pênsil- jângal
Lutador- fêmur- pôquer- caráter- dólar

Oxítona       Paroxítona         Proparoxítona
Jaburu         Vírus                     câmara
Sacis             Fícus
Carijó           Tônus
Cocô             Vênus
Barril             biquínis
Lutador       Oásis
                       Ianomâmis
                       Cáqui
                       Novato
                       Espelho
                       Coco
                       Volátil
                       Reciclável
                       Pênsil
                       Jângal
                       Fêmur
                       Pôquer
                       Caráter
                       dólar                    
2.       As palavras a seguir foram transcritas sem os eventuais acentos gráficos. Orientando-se pela indicação entre parênteses, transcreva as que exigem acento e acentue-as.
a)      Guilhochê (oxítona com e fechado) – tipo de bordado.
b)      Aimara (paroxítona) – tipo de planta
c)       Aimará (oxítona) – túnica de algodão
d)      Bacupari (oxítona) – nome de uma árvore e de seu fruto.
e)      Pólux (paroxítona com o aberto) – nome de uma estrela.
f)       Regô (oxítona com o fechado) – pano que mulheres enrolam na cabeça.

3.       São apresentadas a seguir duas palavras que você provavelmente nunca leu nem ouviu. Por esse motivo, você não sabe pronunciá-las, principalmente por que os acentos gráficos, caso ocorram, foram omitidos. Responda às perguntas que são feitas a respeito dessas palavras; depois, confira a acentuação delas em um dicionário.
a)      Hiporquema ( tipo de canto coral da Grécia antiga)
·         Se essa palavra for oxítona, ela deve receber acento gráfico? Por quê?
·         Se essa palavra for paroxítona, deve receber acento? Por quê
·         Se ela for proparoxítona, deve ser acentuada? Por quê?

b)      Tambafoli (nome de um molusco)
·         Existem possibilidade de o tam ser a sílaba tônica? Por quê?
·         Se essa palavra for oxítona, recebe acento? Por quê?
·         Se for paroxítona, recebe acento? Por quê?
·         E se for proparoxítona? Por quê?

4.       Nas palavras escritas, tanto a presença quanto a ausência do acento gráfico orientam o leitor em relação a pronúncia correta. Considere, então, esta palavra, já adequadamente escrita quanto à acentuação gráfica:

Masseter (nome de um músculo da face)

A respeito da pronúncia dessa palavra, identifique a afirmação incorreta:
a)      Ela não é proparoxítona, pois, se fosse, teria acento no ma, já que toda palavra desse tipo é acentuada graficamente.
b)      Ela não paroxítona, pois caso fosse, teria acento na sílaba se, já que paroxítonas terminadas em r recebem acento gráfico.
c)       Ela é oxítona e, como termina em r, não é acentuada, pois oxítonas com essa terminação não recebem acento gráfico.
d)      Ela é oxítona, mas pela grafia, não é possível saber se a vogal da sílaba ter tem pronúncia aberta (/e/) ou fechada (/ê/). Para obter essa informação é necessário consultar um dicionário.
e)      Nada se pode concluir a respeito da sílaba tônica dessa palavra, pois somente em palavras acentuadas graficamente é possível identificar esse tipo de sílaba.
    06/09/2016
Acentuação Gráfica: nova ortografia

Revisão
- Quanto ao número de sílabas
Monossílabo: a palavra tem uma só sílaba.
Ex: mão, bom, mal, pneu, pão, pé.

Dissílabo: a palavra tem duas sílabas
Ex: baú, café, Pelé, carro, calça, noite,

Trissílabo: a palavra tem três sílabas.
Ex: cachorro, cadela, mochila, chinelo, cabeça, cabelo.

Polissílabo: a palavra tem quatro ou mais sílabas.
Ex: Proparoxítona, prostituta, paralelepípedo, complicação.


Quanto à sílaba tônica:

- Oxítona – a última sílaba é a tônica ( forte)
Ex: sofá, café, ascensão, Pelé, cipó, caju, baú, cajá, filó, jiló.

- Paroxítona – a penúltima sílaba é a tônica.
Ex: Beterraba, Cuba, comida, cachorro, borboleta, armário

- Proparoxítona – A antepenúltima sílaba é a forte.
Ex: Única, criptógrafo, fotógrafo, câmara, tâmara.

Separação de sílaba

Ditongo- o encontro de duas vogais na mesma sílaba.
Ex: Pai, mãe, tio, voo, mão, mamão, guarani. Iguatemi, Haiti, rio, janeiro, banheiro

Tritongo- o encontro de três vogais na mesma sílaba.
Paraguai, Uruguai, iguais.

Hiato – o encontro de duas vogais em sílabas separadas.
Ex: Baú, álcool, hiato, Raí, caos, leis, Piauí.
Pi- au- í
Águia – a – guia. 3 vogais, 2 fonemas.


EXERCÍCIOS

1.     Separa as sílabas e classifica quanto a separação de sílabas

Avião – a vi ão - trissílaba
Aguado – a gu a do - polissílaba
Série – sé rie - dissílaba
Pneu – pneu - monossílaba
Advogado – ad vo ga do - polissílaba
Falência – fa lên cia - trissílaba
Melancia – me lan ci a - polissílaba
Mel – mel - monossílaba
Ameixa – a mei xa - trissílaba
Creio- crei o - dissílaba
Czar- czar - monossílaba
Arreio – ar rei o- trissílaba

2.     Nas palavras acima separe as que tem ditongo das que tem hiato na separação silábica.
Ditongo               Hiato
Avião                            Avião
série                     aguado
pneu                    melancia
falência                creio
mel                      arreio
ameixa
creio
arreio

3.     Na coluna dos ditongos acima, revele quando os ditongos são crescentes e quando são decrescentes.

A e i o u
A – sempre vogal
 I , u – geralmente semivogais
O, e – é variável tanto pode ser vogal, como semivogal.

Pai Vsv + - descrescente
Peixe – Pei – VSv + - descrescente
Pia – SvV - + crescente

Pouco – Pou – VSv + - decrescente
Piu – VSv

Avião         - ao – VSv - decrescente        - fechado
série  - ie – SvV – crescente - aberto                  
pneu - eu- VSv – decrescente- fechado              
falência – ia – SvV- crescente - aberto               
mel- eu – VSv- decrescente - aberto                  
ameixa –ei – VSv- decrescente - fechado
creio – ei – VSv – decrescente- fechado
arreio- ei – VSv – decrescente - fechado


4.     Nos ditongos acima separe os ditongos abertos, dos ditongos fechados.
Céu – seu
Colmeia – ameixa

5.     Classifique as palavras em monossílabo tônico, oxítona, paroxítona e proparoxítona


Ante  penul  última
Lâm  pa        da
          Ca       fé
           Fê       nix’

Claro - paroxítona
Crente - paroxítona
Viveu - oxítona
Percebia - oxítona
Falência - paroxítona
Vento- paroxítona
Par – monossílabo tônico
Parâmetro - proparoxítona
Velocidade- paroxítona
Velocímetro - proparoxítona
Vem- monossílabo tônico
Baú - oxítona
Caju - oxítona
Vivi -oxítona








I - Palavras proparoxítonas: continua tudo igual

Todas são acentuadas árvore, chávena, maiúsculo, feiíssimo.

II - Palavras paroxítonas: continua quase tudo igual

2. São acentuadas graficamente as paroxítonas terminadas em:

L i n us r um x ã ão ps ditongo crescente

ÃO(S): bênção(s), órfão(s)
Ã(S): ímã(s), órfã(s)
L: amável, dócil
EI(S): amáveis, dóceis
I(S): táxi, grátis
N: hífen, éden
X: tórax, ônix
R: líder, mártir
UM, UNS: álbum, álbuns
US: bônus, lótus
PS: bíceps, fórceps

Com o novo acordo, não se acentua:

-os ditongos abertos ei,oi, das paroxítonas: assembleia, estreia, jiboia, heroico; 
- ditongo aberto ei, oi, eu das oxítonas: herói, chapéu.
-o i e o u tônicos, precedidos de ditongo: feiura, baiuca.


III - Palavras oxítonas

Levam acento gráfico as oxítonas terminadas em:

Á(S): sabiá (s)
É(S), Ê(S): café(s)
Ó(S), Ô(S): avó(s), avô(s)
ÉM, ÉNS: refém, reféns

Obs.: A mesma regra serve para:


- as monossílabas tônicas terminadas porá(s), é(s), ê(s) ó(s), ô(s): lá(s), pé(s), pó(s);
- as formas verbais oxítonas do mesmo tipo,seguidas ou não de pronomes: amá-lo, está(s), vendê-lo, propôs, contém, conténs.

*São acentuadas as oxítonas terminadas em ditongo aberto:

ÉIS: papéis, bacharéis
ÉU(S): chapéu, chapéus
Ói(S): herói, heróis

IV – Hiatos

- Acentuam-se o i e o u tônicos, precedidos de vogal, quando sozinhos ou seguidos de s,formando uma sílaba: 
vi – ú -va, as –ís -te, ba – ú , sa – í – da, ra i-nha – ju – iz.

Obs.:

- Não leva acento gráfico o i, mesmo sozinho, seguido de nh: rainha, moinho.

- Com o novo acordo, não são acentuados graficamente os hiatos oo e ee: voo, creem.




V – Acento nos verbos em guar, quar e quir 
            
-Não se usa o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles)arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.
Obs.:
Os verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir, etc, tem uma variação na pronúncia. Dessa forma, admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e  do imperativo. Então, fique atento:
-  pronunciados com a ou i tônicos, serão acentuados graficamente: enxáguo, enxáguas, enxágue, delínques, delínquem, delínqua;
-  pronunciadas com u tônico,  não serão  acentuadas: enxaguo, enxaguas, delinques, delinquem, delinqua. 
Obs.:
A pronúncia mais corrente, no Brasil, é a primeira, aquela com a e i tônicos.


VI – Acento diferencial: com o novo acordo, não há acento diferencial, exceto com:


- Verbo pôr – para diferenciar da preposição por:
Pedi para ele pôr o copo de suco na pia por causa das formigas.

- Pôde – terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo poder para diferenciá-lo de pode - terceirapessoa do singular do presente do indicativo do mesmo verbo:
Ela não pôde vir ontem, mas pode vir hoje.

Obs.:
O acento diferencial é facultativo em:
-Dêmos – primeira pessoa do plural do presente do subjuntivo do verbo dar e demos– primeira pessoa do plural do pretéritoperfeito do indicativo do mesmo verbo;
-Fôrma (substantivo) e forma (substantivo,terceira pessoa do singular do presente do indicativo e segunda pessoa do singular doimperativo afirmativo do verbo formar).

VII – Verbos ter e vir : Fica tudo igual

-com acento circunflexo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo e sem na terceira pessoa do singular do mesmo tempo verbal  : ele tem, eles têm; ele vem, eles vêm.
Seus derivados(deter,intervir,reter,entre outros) seguem a acentuação das oxítonas terminadas por em.
Obs: 
-na terceira pessoa do singular do presente do indicativo levam acento agudo 
- na terceira pessoa do plural do mesmo tempo levam acento circunflexo.
Exemplos: eledetém, eles detêm; ele intervém, elesintervêm.

VIII – Trema: não há mais o uso do trema,exceto?

-  em nomes estrangeiros e seus derivados: Müller,mülleriano.

EXERCÍCIOS

01. Assinale a alternativa corretamente acentuada.
a) Ela mantêm no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.
b) Ela mantém no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
c) Ela mantêm no sotão os tres gatinhos dc pêlo cinzento.
d) Ela mantem no sotão os três gatinhos de pelo cinzento.
e) Ela mantém no sótão os três gatinhos de pelo cinzento.

Ter e seus derivados: conter, manter, obter, deter, etc.
No singular, como exemplo: Ela tem, Ela contém, Ela obtém recebe acento agudo para diferenciar de seu plural: Elas têm Elas contêm e Elas obtêm.

02. Assinale a série em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
a) juíza – urubú – item – tórax
b) ímã – virús – interíni – nínha
c) polén – lons – paúl – bônus
d) climax – saci – almôço – caráter
e) amém – tríceps – jóquei – pôr (verbo)







paroxítonas – são acentuadas as paroxítonas terminadas em l, i, n, us, r, um, x, ã, ão, ps, ditongo crescente

Ditongo crescente
Encontro de duas vogais na mesma sílaba
A
E
I
O
U
Pai, pão, cai, cão
Piu

Melan-cia Sv V – ditongo crescente
Cai VSv – ditongo decrescente
Xa

Ciência,

urubu – u-ru-bu
Acentua-se as oxítonas terminadas em a, e, o, em, ens
Guaraná, café, cipó, parabéns, armazém

 O “i” e o “u”, quando são hiatos, são acentuados se vierem sozinhos ou acompanhado de s e não vierem seguidos de nh na sílaba seguinte
Juiz – ju – iz
Juízes – ju – í- zes
Saiu – sa- iu
Saíste – sa- ís-te
Rainha- Ra – i- nha 

 03. Os pais_______ na tv que os desenhos animados_____ grande influência sobre seus filhos, mas________ , também, que faz parte da infância.
a) vêm, tem, crêm                              b) veem, tem, creem
c) vem, tem, crêem    d) veem, têm, creem
e) vêm, têm, crêem



04. Assinale o uso correto quanto ao acento diferencial:
a) O menino nervoso pára de repente.
b) Toda manhã, ela côa o café.
c) Gosto de pêra madura.
d) Preciso pôr as coisas em ordem.
e) n.d.a.

05. Assinale a forma incorreta quanto à acentuação:
a) Eles leem o jornal todos os dias.
b) As meninas têm muitos brinquedos.
c) Os jovens crêem no futuro.
d) Sempre que ando de ônibus, eu enjoo.
e) n.d.a.

06. Assinale a alternativa que completa corretamente as frases.
1 – Ele sempre_________a calma.
II – Os turistas_________ informações pela lnternet.
III – As polícias civil e militar________ nos motins do presídio.
a) mantêm, obtém, intervém
b) mantém, obtêm, intervêm
c) mantêm, obtêm, intervêm
d) mantém, obtêm, intervém
e) mantém, obtém, intervém

07. Assinale a alternativa correta quanto à acentuação:
a) herói                             b) heróico                       c) jóia
d) centopéia                   e) n.d.a.

08. (Med. Barbacena-MG) Assinale a opção em que todas as palavras
 são acentuadas pela mesma regra de “alguém”, “inverossímil”, “caráter”, respectivamente:
Oxítona – terminadas em a, e, o, em ou ens
Sofá, café, cipó, alguém, parabéns,
Inverossímil e caráter – Paroxítonas  terminadas em l, i, n, us, r, um, x, ã, ão, ps e ditongo crescente.
a) hífen, também, impossível
b) armazém, útil, açúcar
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós

09. (FESP-SP) Em que alternativa as palavras devem ser acentuadas pelo mesmo motivo?
a) também – refém                            b) velocidade – rubrica
c) aniversário – fortuíto    
e) céu – também

10. (Fuvest-SP) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas.
a) Tietê, órgão, chapéuzinho, estréia, advérbio
b) fluído, anzóis, Tatuí, armazém, caráter
c) saúde, melâúcia, gratuíto, amendoim
d) inglês, cipó, cafézinho, útil, Itú
e) canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambu

11 Nenhum vocábulo deve receber acento gráfico, exceto:
a) abacaxi                  b) idéia                         c) assembleia                    
d) heroi                       e) voo
12.  Identifique a alternativa em que há um vocábulo cuja grafia não atende ao previsto no Acordo ortográfico: 

a) aguentar – tranquilidade – delinquente – arguir – averiguemos; 
b) cinquenta – aguemos – linguística – equestre – eloquentemente; 
c) apaziguei – frequência – arguição – delinquência – sequestro; 
d) averiguei – inconsequente – bilíngue – linguiça – quinquênio;
 e) sequência – redargüimos – lingueta – frequentemente – bilíngue.

13. Identifique a alternativa em que um dos vocábulos, segundo o Acordo Ortográfico, recebeu indevidamente acento gráfico: 
a) céu – réu – véu;                            
b) chapéu – ilhéu – incréu; 
c) anéis – fiéis – réis;                      
d) mói – herói – jóia; 
e) anzóis – faróis – lençóis.







14. As sequências abaixo contêm paroxítonas que, segundo determinada regra do Acordo Ortográfico, não são acentuadas.

Deduza qual é essa regra e assinale a alternativa a que ela não se aplica:
 a) aldeia – baleia – lampreia – sereia; 
b) flavonoide – heroico – reumatoide – prosopopeia; 
c) apoia – corticoide – jiboia – tipoia;
 d) Assembleia – ideia – ateia – boleia;
 e) Crimeia – Eneias – Leia – Cleia

15.O uso do acento diferencial, consoante as novas regras, é facultativo nos seguintes casos, exceto em: 
a)     fôrma (significando molde), pôde (no pretérito perfeito do indicativo);
b)    cantámos (no pretérito perfeito do indicativo); amámos (no pretérito perfeito do indicativo); dêmos (no presente do subjuntivo). 

16. Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo acordo ortográfico.

assembléias|assembleias /idéia|ideia /Müller|Muller /estréia|estreia/Bocaiúva|Bocaiuva platéia|plateia apóio|apoio heróis|herois troféus|trofeus

Os membros das ________ estaduais do país gostaram da _______ do Harold _______. Um parlamentar aproveitou, inclusive, a ______ de uma peça de teatro que assistia na cidade de _______ para se dirigir à ____plateia___, dizendo: “Eu __apoio_____ esta ação comunitária. E digo mais: se iniciativa der certo, esses
_heróis______ merecerão ___troféus_____ como agradecimento de toda a população.”

17. Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo acordo ortográfico.
estréia|estreia / vôo|voo / Parnaíba|Parnaiba/  Piauí|Piaui/
lêem|leem/Müller|Muller/crêem|creem/Assembléias|Assembleias/ pôde|pode/  têm|tem / convém|convêm

O pronunciamento do parlamentar, na __estreia______ da peça de teatro, teve repercussão na imprensa, de modo que um outro Deputado, ao desembarcar do seu __voo______, rumo à cidade de __Parnaíba______, no estado do _____Piauí___, também falou sobre o assunto: “Os que ______ jornais já devem saber da iniciativa de Harold ________, e os que _______ em ações dessa natureza devem seguir o exemplo desse cidadão. Precisamos buscar soluções para os nossos problemas, em vez de esperar que tudo seja resolvido pelas_________. Se ele _______ iniciar essa ação e mobilizar o _______ inteiro, todos ______ o mesmo dever. Vamos agir! Isso _________ à sociedade.”

EXERCÍCIOS
Acentue, se necessário, as palavras abaixo e cite qual regra foi utilizada para realizar a acentuação.
Câmara – todas as proparoxítonas são acentuadas.
Armazém – Acentuam-se as oxítonas terminadas em a, e, o , em, ens
Saída – acentua-se o hiato i e u quando são tônicos, sozinhos na sílaba ou seguidos de s e não seguidos de nh
Juíza – idem a saída.
Tâmara (fruta) –todas as proparoxítonas são acentuadas.
Raí – acentua-se o i e o u do hiato, tônico, sozinho ou seguido de s e não seguido de nh
Assembleia- não acentua-se o ditongo aberto na posição paroxítona.
Através – acentua-se as oxítonas terminadas em a, e, o, em, ens.
Automóvel- acentua-se as paroxítonas terminadas em l i n us r um x ã ão ps ditongo crescente
Hífen –  idem a automóvel
Ruína – regra do hiato
Taís – regra do hiato seguido s não seguido de nh
Tabua – paroxítona terminada em ditongo crescente
Túnica –  todas as proparoxítonas são acentuadas
Pá – acentua-se os monossílabos tônicos terminados em a, e, o.
2. Utilizando a regra das paroxítonas, encontre palavras acentuadas que exemplifique cada item da regra.  (12 linhas para responder)
3. Aplique a regra do ditongo aberto nas palavras abaixo:
Chapeu, chapeis, cordeis, colmeia, boleia, assembleia, aneis, Cleia, Amelia, ateu, baleia, fruteira, ceia, anseia, aveia, carreteis, papeis.
4. Explique a regra do verbo ter e vir e os seus derivados.



5. Nas palavras abaixo diga se a regra usada para acentuar as palavras foi a regra da paroxítona ditongo crescente ou a regra do ditongo aberto na posição oxítona.
Ciência – carência – anéis- falência- indecência- previdência- papéis- tonéis
(PULA UMA LINHA)
Chapéu- cartéis- carretéis – troféu.
(PULA UMA LINHA)
6. Nas palavras abaixo diferencie os itens da regra da acentuação das paroxítonas
Fóssil
Órgão
Órfã
História
Móvel
Ausência
Tônus
Ânsia
Ândria
Acórdão
Pólux





 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO AREAL
LÍNGUA PORTUGUESA
REVISÃO DE CONTEÚDOS – PIRC
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
A LÍNGUA é viva e se modifica no tempo e no espaço. Para fins didáticos os estudiosos percebem a língua a partir de sua variação.
Há a Língua Padrão – registro culto, representativo das elites culturais e sociais a partir da qual se cria as regras e normas que fazem parte da Gramática de uma língua.
A partir desse padrão se organizam as variantes coloquial e popular. Essas variantes levam em conta as diferenças sociais e culturais das diversas regiões e dos diversos níveis econômicos e sociais do falante.
É chamado preconceito linguístico o julgamento do falante a partir de seu registro linguístico. É necessário desvincular o valor do ser humano do seu jeito de falar, da sua classe social e da cultura a que ele pertence.

CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO
Conotação – é o significado que a palavra assume a partir de seu contexto.
Denotação – é o significado que a palavra assume tendo em vista sua definição.
A linguagem conotativa é abstrata, é subjetiva, é ideológica.
A linguagem denotativa é concreta, é objetiva, é definitiva, desprovida de ligações semânticas e contextuais.
Ex: O trem parte às 11h. (denotação)
       Um trem chamado desejo atropelou meu cotidiano (conotação).
Nessa segunda frase, a palavra trem, não representa um trem, real, concreto. O trem é uma abstração, é uma analogia de ideias com o estrago que o desejo pode fazer na vida de uma pessoa, se comparado com o estrago que o trem pode fazer ao atropelar uma pessoa.



FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Os textos se adequam às funções que ele pode assumir na realidade. O falante pode ter o objetivo de convencer alguém de um ponto de vista, pode querer explicar o funcionamento de algo, ou comunicar um fato, ou expressar um sentimento. De acordo com as funções os textos podem ser: referenciais, emotivos, conativos, metalinguísticos, fáticos e poético.
Função referencial – é a expressão do fato. Deve ser o texto jornalístico com a intenção de informar.
Função emotiva – é a expressão das emoções e sentimentos como as orações e confissões.
Função conativa ou apelativa – é a necessidade de convencer o ouvinte, apelando para seus desejos, seus sonhos, seus medos. São as propagandas, as chantagens, os textos argumentativos.
Função metalinguística – são textos que definem ou explicam o funcionamento de algo. É o caso dos verbetes de dicionário, das definições do livro didático, os manuais de montagem de um objeto.
Função fática – Estabelece o canal (telefone, internet, uso de microfone) de comunicação, testa o canal para saber se há uma ligação entre quem fala e quem ouve.
Função poética – é o texto que se preocupa com o ritmo, a sonoridade, a escolha das palavras. É a música, o poema, a arte usando a palavra.

FIGURAS DE LINGUAGEM
A Linguagem figurada é utilizada para dar estilo à comunicação, quanto mais o falante for capaz de utilizar a língua padrão, mais ele vai utilizar a linguagem figurada. São inúmeras as figuras que se pode utilizar na comunicação, mas para fins didáticos elegemos algumas que consideramos mais comuns.
Figuras de som
Aliteração – repetição de uma mesma consoante.
Assonância – repetição de uma mesma vogal.
Figuras de pensamento
Metáfora  e Comparação – ligação de dois elementos por um traço em comum. Na metáfora geralmente há a transformação de um ser em outro através do verbo ser, na comparação os dois elementos são ligados pelo nexo comparativo (como).
Exemplo: João é um leão (Metáfora)
                João é como um leão (comparação)
Metonímia – o todo é tomado pela parte.
Ex: Comi um prato de massa.
Personificação – elementos inanimados assume características humanas
Ex: As árvores dançam ao vento
Antítese: palavras antônimas são colocadas num mesmo contexto:
Ex: Das trevas nasceu a luz
Ironia – usa-se palavras positivas com uma intenção negativa.
Ex: Bonito! Riscando a parede!
Hipérbole – exagero de uma ideia.
Ex: Estou morrendo de sede



  




4.     1.